quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Rapaz da Casa Amarela - Epílogo

A folha cai-lhe no cabeça, fazendo-o coçar os cabelos castanhos. Jaime olha para o homem que o acompanha.
- Então, que vamos fazer par a festa? - Pergunta Jaime, ansioso.
- Não faço a mínima ideia! - Responde Quim. - Acho que devíamos deixar o aniversariante escolher como quer passar o seu décimo aniversário, a passagem para a idade dos dois dígitos! Que te parece, Quico?
Olho para ele, pensativo. Dez anos. Parece-me realmente muito. Imenso, na verdade.
- Não sei! - Exclamo, esticando os braços. - Mas quero algo graaande. Enorme aliás!
Eles riem-se, olhando para mim com ternura. Dez anos. É muito tempo. Mas não tanto como doze. Quando eles casaram. E mais seis, quando eles começaram a namorar. O Pai Jaime e o Pai Quim já estão juntos à doze anos mais seis. E tal como o Avô Fred e o Avô Carlos, amam-se muito. Eu não entendo como um homem pode amar outro. Eu Só gosto de raparigas, aliás, até tenho uma namorada...
- Oh sim, temos de convidar a Belinha! - Informo, mencionando a minha namorada.
- Claro! - Replicam em uníssono.
Não. Não compreendo o amor. Mas nem mesmo o amor que um rapaz sente por uma rapariga. É apenas isso. Amor. Os meus dois pais amam-me. E amam-se. Não há problema nenhum nisso. Algumas pessoas da aldeia não gostam disso. Mas quem são elas? Velhas mexeriqueiras. Nada mais. Chapinho com o pé numa poça de água.
- Podíamos ir ao circo, não? Ouvi dizer que vai estar lá na cidade... - Comenta o Pai Quim.
- Sim, mas temos de convidar a Belinha. - Repito.
- Ela não pode faltar, não. - Confirma o Pai Jaime.
E assim caminhamos pela aldeia, sob o sol alaranjado de Outono, pensando como vai ser o dia de amanhã. O dia em que eu faço dez anos. Tanto tempo... Dez anos... Mas não tanto como doze mais seis. Como o tempo que o Pai Jaime e o Pai Quim estão juntos. E muito menos do que doze, mais seis, mais dezassete, mais três. O Avô Fred e o Avô Carlos já estão juntos há tanto tempo... Esse tempo todo, a amarem-se como se fosse o primeiro dia... Mas já lá vão doze, mais seis, mais dezassete, mais três anos, desde que se conheceram.

2 comentário(s):

Unknown disse...

Gostei da forma como terminaste. Uma criança com pais homo pode ser heterossexual. Grande mensagem!

Unknown disse...

:P Ainda bem que te agrada. E é realmente essa a mensagem que quero passar. No entanto, nem toda a gente pensa assim... Infelizmente.

Enviar um comentário